o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

18 outubro 2005

Ponte D. Zameiro


A Ponte D. Zameiro encontra-se ainda por reparar.
Local de passagem "obrigatório" para os peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela pelo Caminho Português. Peregrinos esses de diversas nacionalidades que, ao encontrarem a ponte em tal estado, concerteza não levam boas recordações de Macieira da Maia. O que seria um bom cartaz para a freguesia, transforma-se, assim, num ponto negativo.
É urgente que se repare a ponte D. Zameiro e que o trânsito fique aí condicionado a peões, bicicletas e motorizadas.
Na obra que se vai realizar, seria importante envolver a zona adjacente e criar condições de lazer e de convívio de modo a ser um ponto de encontro de todos os macieirenses e de todos os que nos visitam.
Daqui desafio os comerciantes de Macieira da Maia a terem um carimbo do seu estabelecimento comercial com referência ao Caminho Português de Santiago de Compostela - como acontece já na nossa vizinha Espanha, o que faz com que os estabelecimentos comerciais sejam procurados pelos "viajantes", os quais acabam por consumirem bens.
Se a aposição dos carimbos for efectuada com um sorriso nos lábios e palavras de conforto, decerto que o nome de Macieira da Maia chegará rapidamente a todos os que apoiam o "caminho".
Como se diz entre os peregrinos: bom camiño.