o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

13 outubro 2005

Macieira da Maia e sua história

A revista Vila do Conde, Roteiro IV, Páginas Verdes, de Maio de 1995 referindo-se a Macieira da Maia diz:
"O documento mais antigo que se conhece e que cita a freguesia de S. Salvador de Macieira, é um diploma do cartório da Sé de Coimbra datado do ano de 974.
Aproveitou o foral da Maia, dado pelo rei D. Manuel em 1519.
Pertence ao concelho de Vila do Conde desde a Divisão Administrativa de 6 de Novembro de 1836 e dista da sede cerca de 7 Kms.
Deve obediência à Diocese do Porto.
Em 1778, Manuel de Azevedo Ramos, um abastado lavrador, vendeu a José António da Silva, mestre ferrador e morador em Viana do Castelo, um Trindade, que tinha herdado de seu pai, por 24 mil réis. Este acontecimento é digno de ser referido, por constituir um dos últimos momentos tristes da escravatura no continente.
A capela de Nº Srª da Lapa, no largo de Vilarinho, foi deslocada do local primitivo para o actual, a expensas de Bento Amorim em 30 de Janeiro de 1952, data do centenário de seu pai o Barão de Rio Ave. Ao acto presidiu o Arcebispo Primaz de Braga acolitado pelo Bispo de Silva Porto, Bispo Auxiliar do Porto e D. Gabriel de Sousa, abade de Singeverga que proferiu uma vibrante e eloquente homília"
Mais refere o texto que em 1890 existiam 977 habitantes, em 1981 existiam 1684 habitantes e em 1991 havia 1797 habitantes.