o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

18 outubro 2005

Futebol de 11 - alterações às leis do jogo

Começou a época desportiva de futebol de onze e trouxe novidades quanto às regras do jogo.
Aqui vou tenatr esclarecer as alterações mais significativas.
Lei 3 - Número de jogadores:
Se um suplente penetra no terreno de jogo sem autorização do árbitro, o jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo (anteriormente recomeçava com um lançamento de bola ao solo).
Aquecimento dos suplentes:
1. O aquecimento dos jogadores suplentes deve ser feito, de preferência, atrás do àrbitro Assistentes N.º 1, sempre que o campo tenha condições para tal. Não sendo possível terá de ser feito atrás da linha de baliza da própria equipa dos respecyivos jogadores, nunca atrás da baliza adversária. Neste caso devem fazê-lo no espaço compreendido entre a bandeirola de canto e o ponto d eintercepção da linha de baliza com a a área, nuca entre este ponto e a baliza.
2. Não são permitidos mais de três jogadores por equipa a fazerem o aquecimento simultaneamente.
Lei 11 - Fora de jogo - Jogo activo:
Intervir no jogo significa jogar ou tocar a bola passada ou tocada por um colega de equipa.
Tirar vantagem dessa posição significa jogar uma bola que ressalta na sua direcção após ter batido num poste ou na barra, estando em posição de fora-de-jogo ou jogar uma bola que ressalta na sua direcção vinda de um adversário, estando em posição de fora de jogo.
Influenciar um adversário significa impedir um adversário de jogar ou de poder jogar a bola, obstruindo calramente a linha devisão ou os movimentos do adversário ou fazendo um gesto ou movimento que, na opinião do árbitro, iluda ou distraia o adversário
Lei 12 - Sanções disciplinares:
O árbitro tem autoridade para aplicar sanções disciplinares, desde que penetra no terreno do jogo até que abandona o tereno do jogo após o apito final.
Lei 14 - Pontapé de grande penalidade (infracções/sanções):
- O jogador executante do pontapé de grande penalidade infrige as Leis do Jogo, ou
- Um colega do executante penetra na área de grande penalidade, vai colocar-se à frente da marca de grande penalidade ou se aproxima a menos de 9,15m da bola:
- se a bola não entra na baliza, o árbitro interrompe o jogo e recomeça-o com um pontapé livre indirecto a favor da equipa que defende (anteriormente o pontapé de grande penalidade não era repetido).
Lei 15 - Lançamento da linha lateral:
Todos os adversário t~em de estar a pelo menos 2 metros do local onde é executado o lançamento lateral.
Substituições ao intervalo - procedimento:
Durante o intervalo, o delegado da equipa ou outro elemento do banco pede a substituição ao árbitro/árbitro assistente, entregando-lhe o respectivo impresso.
Antes do início da 2ª parte e depois de ter verificado as balizas o árbitro assistente desloca-se à linha de meio campo, onde conjuntamente com o delegado e o jogador suplente procedem à integração do jogador na sua equipa, permitindo a sua entrada no terreno de jogo após o sinal do árbitro.
O delegado deve exibir a placa com o número do jogador que foi substituído.
Colares, anéis, pulseiras, fitas em couro ou plástico, etc, são expressamente proibidos. Não é permitido fita adesiva para as cobrir.
Espero que com os esclarecimentos supra, possa contribuir para evitar más interpretações por parte dos espectadores das intervenções das equipas de arbitragens e evitar confusões nos estádios/campos.