o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

13 novembro 2005

Recolha do lixo



A Rua Bento de Sousa Amorim (S. Brás) apresenta um aspecto digno, o que ultimamente era raro, da beleza de Macieira da Maia. É fundamental ter ruas limpas e asseadas. Os contentores de lixo que aí estavam colocados - que eram aproveitados por inúmeras pessoas (empresários, comerciantes - quase todos de fora da terra) para aí colocarem o mais variado tipo de lixo face à inexistência de moradores, tornando-se fácil despejarem aí toda a espécie de resíduos, mesmo aquele que se deve entregar no ecoponto ou pedir a respectiva recolha ao domicílio - foram finalmente removidos.
Por outro lado foram colocados contentores em vários locais da freguesia. Esperemos que os mesmos sejam devidamente utilizados e de acordo com as regras, simples, que todos conhecemos: para ocupar menos espaço deve-se espalmar os caixotes de papelão, as embalagens de leite ou sumos e as garrafas e garrafões de plástico. E acima de tudo o lixo deve ser sempre colocado dentro do contentor e nunca no seu exterior. Se aí não houver espaço, devemos dirigir-nos ao contentor mais próximo e depositá-lo aí.
Não nos podemos esquecer que o que está em causa é a qualidade de vida de Macieira da Maia e de todos os macieirenses. É fundamental para a existência de uma boa saúde pública. É também um sinal de desenvolvimento e torna a freguesia bonita e apreciada por todos, residentes e visitantes ou simples viajantes.
Já agora faz-se uma sugestão: porque não fazer-se um concurso municipal sobre a freguesia mais limpa. Seria um modo de todos contribuirmos e sentirmos orgulho na limpeza e higiene da nossa terra.