o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

16 agosto 2007

Macieira com vida ...

O mês de Agosto foi fértil em acontecimentos culturais na freguesia.
Além da exibição e festival folclórico realizado pelo "Rancho de Macieira", realizou-se, no passado Domingo, a 1ª Amostra de Artesanato de Macieira.
Apesar das poucas tendas, artesãos - alguns da freguesia - deram largas à sua criatividade e do nada apareceram obras e recordações de um passado não muito distante. Esta iniciativa deve ser uma aposta da freguesia, não com pretensões de uma grande feira de artesanato, mas antes como potenciadora das artes e culturas da freguesia. Durante a tarde e noite actuaram grupos musicais que ajudaram a que a "festa" se prolongasse para além da hora definida.
No dia anterior, por seu lado, verificou-se o tradicional passeio dos "mais novos", denominado das "famílias", com visitas a Peniche (Praia do Baleal para os jovens) e Óbidos, não se esquecendo dos museus das terras visitadas.
Durante o mês e Agosto a Junta de Freguesia e a secção cultural do CCDM estão a levar a efeito actividades culturais e desportivas para os mais, mais jovens da freguesia. Miúdos de ambos os sexos reúnem-se durante o mês de Agosto, da parte da tarde no Parque de Jogos (ainda não me habituei a Parque dos Lagidos), e aí com a atenção dos membros da secção cultural do CCDM vão dando largas à sua imaginação e arte. Esta é uma prova que as associações locais podem estar ao serviço da população. Os miúdos estão a gostar e os pais sabem que eles estão em segurança. Actividade a continuar.
Maceira está pois de parabéns. Com poucos meios é possível desenvolverem-se actividades lúdicas, culturais e desportivas. Com o apoio de todos, Macieira ficará melhor.