o macieirense

Freguesia central do concelho de Vila do Conde, banhada pelo Rio Ave ...

25 março 2006

Momentos




Fotos D. Zameiro

Dada a impossibilidade de percorrer os caminhos rurais de bicicleta, depois de ter visto as belíssimas fotografias do Paulo Silva relativas à Rota da Azenha, da freguesia de Macieira, resolvi aventurar-me num passeio pedestre. Os caminhos afastam-nos do bulício do dia a dia, do barulho provocado pelos carros e pelas pessoas. Quanto mais nos embrenhamos mais ouvimos a natureza na sua plenitude: pássaros, o pequeno ruído do nosso caminhar, a água a correr, seja a dos riachos seja a do Rio Ave (que infelizmente continua muito poluída). A certo passo deparei-me com uma azenha em ruínas, com duas secções uma junto ao rio e outra ligeiramente afastada, três a quatro metros, num espaço paradisíaco. Do outro lado do rio, pelo contrário, encontrava-se uma azenha em razoável estado. Aí fiquei especado a gozar o prazer de, ainda, ser possível termos locais tão perto da civilização, onde é possível desfrutar do correr calmo e pacato do dia, sem a agitação do atropelamento, dos sinais de trânsito, da buzina do carro, das chamadas do telemóvel, do computador, etc, e podermos meditar. Pena foi não ter levado comigo um livro e qualquer coisa para comer, pois daí me demoraria a sair. Começou a aproximar-se a hora do almoço. Resolvi regressar. Mas com vontade de aí rapidamente regressar.