Risco de Incêndios?

Chegou a Primavera e o Verão está já aí. Por isso, é preciso começarmos a cuidar da natureza e criar condições para que o risco dos incêndios que nos últimos anos têm assolado o país seja diminuto. A limpeza dos caminhos rurais, para acesso dos carros dos bombeiros, é um dos pontos fundamentais. Também é essencial a limpeza das matas, da responsabilidade de cada proprietário. Devemo-nos lembrar que um incêndio oriundo de uma propriedade poderá colocar em risco toda a comunidade e de certeza que, pelo menos, coloca em risco os prédios contíguos.
O Estado também tem a sua quota parte de responsabilidade: desde manter limpas as matas que lhe pertencem, criar condições para que os proprietários possam colher benefícios com a limpeza das suas matas, dar meios técnicos às corporações de bombeiros e incentivar a adesão dos cidadãos aos corpos de bombeiros.
Em Macieira procedeu-se já à limpeza de diversos caminhos rurais. Agora é fundamental não deixar que os mesmos fiquem obstruídos, seja por arbustros, lixos, muros caídos. A participação de todos é fundamental na denúncia de situações que venham a acontecer, para que de imediato sejam reparadas (atenção que não estou a defender a denúncia da prática de actos de vandalismo por quem quer que seja - apesar de tal ser um acto de cidadania - mas sim informar que um determinado caminho se encontra obstruído).
Para que o combate aos fogos seja mais rápido e eficaz é, ainda, fundamental criarem-se pontos estratégicos com depósitos de água, onde os carros de bombeiros se possam abastecer rapidamente. É possível criarem-se essas condições?
<< Home